Formação e Comunicação

Formação e Comunicação

Formação e Comunicação: um pilar fundamental do Programa de Ética & Conformidade da OGMA

Na OGMA, sabemos que ter um Código de Ética e Conduta sólido — juntamente com políticas e
procedimentos bem estruturados — é apenas o ponto de partida. O que realmente faz a
diferença é garantir que as nossas pessoas compreendem estas diretrizes e estão preparadas
para aplicá-las no seu dia a dia.

É por isso que a Formação e a Comunicação têm um papel essencial no nosso Programa de Ética & Conformidade.

Principais objetivos:

  • Promover os valores e padrões da OGMA, reforçando os princípios de conduta ética e integridade;
  • Formar todos os colaboradores — desde os funcionários até aos membros do Conselho de Administração — com especial foco em áreas diretamente
    ligadas à conformidade, como compras, vendas, finanças, jurídico, relações governamentais, desenvolvimento de novos negócios, auditoria interna, entre
    outras;
  • Utilizar vários formatos para sensibilizar e promover a aprendizagem, incluindo módulos online, workshops, sessões orientadas por especialistas,
    avaliações, certificações, entre outros.

 

Oferecemos formação regular a todos os colaboradores, em todas as áreas e localizações onde a OGMA opera, e nos idiomas locais adequados. Estas
formações abordam temas essenciais como o nosso Código de Ética e Conduta, diretrizes anticorrupção e formas de reportar preocupações através dos
nossos canais de HELPLINE.

Para além das ações de sensibilização contínuas sobre ética e prevenção da corrupção, todos os colaboradores devem frequentar ações de formação de
reciclagem sobre as diretrizes anticorrupção, pelo menos, de três em três anos. Já os colaboradores em funções de maior risco recebem formação
específica e atualizada, pelo menos uma vez por ano.

Para garantir que os nossos esforços têm impacto real, monitorizamos e avaliamos continuamente as nossas atividades de formação e comunicação —
através de testes de cenário, sessões de perguntas presenciais, inquéritos, auditorias, entre outros métodos — com o objetivo de melhorar continuamente
o nosso Programa de Ética & Conformidade.

Acreditamos que, quanto mais forte for o nosso plano de formação e comunicação, mais capacitadas estarão as nossas pessoas para tomar decisões
éticas — contribuindo diariamente para uma cultura de integridade.

É nas pessoas que reside a nossa força. Com elas continuamos a construir o futuro da aviação e a querer voar mais alto. É nas pessoas que reside a nossa força. Com elas continuamos a construir o futuro da aviação e a querer voar mais alto.

Entre em contacto com a OGMA: