Helpline – Canal de Ética da Ogma

Helpline – Canal de Ética da Ogma

Na OGMA, estamos comprometidos em conduzir os nossos negócios com integridade, transparência e respeito pelos princípios éticos. Como parte deste compromisso, o nosso Programa de Ética & Compliance inclui um canal de comunicação dedicado — a HELPLINE — criado para oferecer um espaço seguro e confidencial para reportar preocupações relacionadas com má conduta ética, suborno, corrupção, infrações legais ou violações das políticas e procedimentos da empresa.

A HELPLINE está disponível a todo o momento e permite reportar quaisquer práticas nocivas ou irregularidades éticas que envolvam a OGMA, os seus colaboradores, clientes ou fornecedores. A sua denúncia será tratada com o máximo cuidado e confidencialidade e dará início a um processo de apuramento de factos, seguido de uma investigação formal, sempre em conformidade com a Política e o Procedimento da HELPLINE da OGMA.

Cada denúncia que recebemos é valiosa. Ajuda-nos a detetar e corrigir comportamentos não conformes e oferece-nos a oportunidade de reforçar os nossos valores, melhorar as nossas práticas e garantir que a ética permanece no centro de tudo o que fazemos.

A HELPLINE baseia-se em quatro princípios fundamentais:

  • Anonimato, se assim for preferido por quem reporta
  • Não-retaliação, garantindo proteção para quem comunica de boa-fé
  • Confidencialidade, independentemente de o relatório ser anónimo ou não
  • Compromisso com a verdade e com a diligência em todo o processo de investigação

 

Para assegurar independência e objetividade, a HELPLINE é gerida por uma empresa externa especializada em denúncias éticas e de compliance. Isto garante a imparcialidade do processo e reduz o risco de retaliações ou conflitos de interesses. Todas as denúncias são recebidas por este parceiro externo e, posteriormente, encaminhadas para uma equipa especializada da OGMA, que procede à análise e investigação, de acordo com os nossos procedimentos internos. Se a investigação revelar qualquer infração que exija notificação às autoridades competentes, a OGMA atuará em conformidade.

Os resultados globais da HELPLINE e um resumo das investigações são regularmente apresentados ao Comité de Auditoria, Riscos e Ética (CARE) da Embraer, que inclui membros do Conselho de Administração e Consultores Independentes.

A HELPLINE está acessível a todos os colaboradores da OGMA através do Portal Interno (intranet), e ao público externo através do site da OGMA (www.ogma.pt).
Para submeter uma denúncia online, [clique aqui].
Em alternativa, pode ligar diretamente para a HELPLINE através do número 800 180 118 (disponível 24h/dia em Portugal).

É nas pessoas que reside a nossa força. Com elas continuamos a construir o futuro da aviação e a querer voar mais alto. É nas pessoas que reside a nossa força. Com elas continuamos a construir o futuro da aviação e a querer voar mais alto.

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