Comunicação e Formação Contínua
Como pilar fundamental do Programa de Ética & Compliance da OGMA, temos as Formações e Comunicações sobre o tema.
Para além de termos o nosso Código de Ética e Conduta, políticas e procedimentos bem desenvolvidos e escritos de forma direta, simples, clara e estruturada, sabemos que é preciso que as nossas pessoas conheçam os seus conteúdos e sejam devidamente formadas para incorporar e aplicar esses conhecimentos nas suas atividades diárias.
Dentre os objetivos do nosso Plano de Formação de Ética & Compliance, é possível destacar:
- Disseminação dos valores, normas, políticas e procedimentos da OGMA sobre a conduta ética e íntegra nos nossos negócios;
- Execução de formações para todas as nossas pessoas, incluindo os membros do Conselho de Administração, Direção Executiva e colaboradores de áreas especialmente dedicadas a assegurar as regras e procedimentos da Empresa, tais como as áreas dedicadas a compras, vendas, atividades financeiras, o departamento jurídico e as áreas de relações governamentais, desenvolvimento de novos negócios, auditoria e controlos internos;
- Utilização de diversos mecanismos de educação e conscientização, tais como recursos online, palestras, workshops, avaliações de aprendizagem, certificações e suporte de especialistas em cada tema; entre outros.
É por essa razão que oferecemos formações periódicas a todas as nossas pessoas, em todas as divisões e países em que operamos e em todos os idiomas apropriados, que descrevem, entre outros temas, os princípios descritos no nosso Código de Ética e Conduta e as nossas diretrizes Anticorrupção, incluindo, em todos os casos, as opções de reportes para o nosso Canal Helpline.
Para além das ações constantes de sensibilização e comunicação para a promoção de um comportamento ético e a prevenção da corrupção na OGMA, todas as nossas pessoas devem realizar, no mínimo a cada três anos, os módulos de atualização das diretrizes Anticorrupção. Para aquelas pessoas específicas que estão expostas a um risco de corrupção mais elevado, fornecemos formações personalizadas e atualizadas pelo menos uma vez por ano.
A eficácia das nossas ações de Formação e Comunicação é medida de forma sistemática e contínua, por exemplo, através de testes de cenário, perguntas face a face, inquéritos, auditorias e monitorização, entre outras formas, com o objetivo de aprimorarmos constantemente o nosso Programa de Ética & Compliance.
Acreditamos que quanto maior a qualidade do nosso plano de Formação e Comunicação de Ética & Compliance, maior será o impacto positivo no comportamento das nossas pessoas, fortalecendo constantemente a nossa cultura ética.